Se você está lendo esse post, provavelmente concentra suas compras no cartão de crédito para acumular milhas e esse volume de compras é sua principal arma para conseguir desconto e a isenção na anuidade.
Não pense que essa negociação é algo excepcional: isso não é uma novidade e os cartões têm até um setor apenas para isso! Você vai gastar poucos minutos e vai economizar uns bons reais para gastar na sua próxima viagem.
Dicas e argumentos para conseguir a isenção da anuidade do cartão de crédito
- Ligue no atendimento do seu cartão e peça para falar com o setor responsável por negociar anuidade
- Fique calmo, use um argumento de cada veze espere que o atendente faça uma proposta para cada argumento seu.
- O atendente sempre menciona os benefícios do cartão. Deixe ele ler esse texto, afinal ele é obrigado a fazer isso. Depois fale que você pouco usufrui desses benefícios e que o mais importante é ter isenção da anuidade.
- Argumento 1: Você tem um volume considerável de gastos mensais e concentra seus gastos nesse cartão, por isso gostaria se solicitar isenção da anuidade. Não menospreze seu volume financeiro mensal – é uma das suas principais armas!
- Argumento 2: Foram ofertados a você cartões sem anuidade nenhuma. Diga que você deseja permanecer com o cartão atual porque gosta do banco e do atendimento, mas não faz sentido continuar pagando anuidade se há cartões sem nenhuma anuidade. Não precisa dar exemplos, mas vários emissores oferecem cartões sem anuidade, o mais conhecido atualmente é o Santander Free.
- Argumento 3: Um amigo seu tem um gasto menor e conseguiu a isenção da anuidade. Converse com seus amigos, certamente vários deles não pagam anuidade.
- Argumento 4: Você tem um bom tempo de relacionamento com o banco e paga sempre sua anuidade dia. Se tiver um bom volume de investimentos no banco fale isso também para o atendente ou ligue para o seu gerente que a isenção será bem mais fácil. Mesmo que não tenha um único real investido, você pode conseguir a isenção, esse é apenas um outro caminho.
A negociação
Como dissemos, o segredo é manter a calma. Apresente um argumento de cada vez e procure ser sempre simpático, mas demonstrando convicção de que você merece a isenção da taxa.
Durante a conversa ele irá te oferecer descontos, mas não aceite, e continue insistindo: se for para pagar anuidade você prefere cancelar o cartão.
Saiba que se alguma parcela da unidade já foi cobrada ela pode ser estornada. Insista pelo estorno.
Durante a negociação, alguns cartões oferecem descontos na anuidade usando seus pontos de fidelidade. Recuse, isso não costuma ser um bom negócio!
Caso o atendente não conceda a isenção e esteja irredutível, peça para falar com o supervisor e volte aos argumentos iniciais.
Ao final da negociação, é difícil que não tenha conseguido a isenção, mas caso a resposta seja negativa e você tem três opções:
1. Dizer que vai pesar e tentar no dia seguinte, muito provavelmente com outro atendente. Às vezes é uma boa opção.
2. Caso goste do cartão e não queira cancelá-lo, quando o atendente questionar se deseja mesmo cancelar seu cartão, você responde, “Tudo bem, vou aceitar com esse desconto de apenas 75%” ;-)
3. Cancelar o cartão. Tome essa decisão se já tem outra opção isenta de anuidade ou não faz tanta questão desse cartão. Uma dica importante: essa deve ser uma decisão racional. Não se apegue ao cartão, ao contrário do que o marketing quer atribuir, não o veja como uma fonte de status ou diferenciação, é apenas uma forma de pagamento e uma ferramenta para acumular milhas!
Eu faço isso desde 2007 e sempre funcionou. Nunca precisei cancelar um cartão e desde então nunca mais paguei anuidade. Depois que você conseguir a primeira isenção, nos anos seguintes você tem mais um argumento, fale que no ano passado eles deram isenção e que nesse ano você gastou mais. Como viu, é mais simples e fácil do que parece! Boa sorte!
Você já negociou anuidade de cartão? Usou algum argumento que não citamos? Compartilhe sua estratégia pessoal! Se você ainda não negociou, faça isso e deixe um comentário contando a sua experiência.