Em tempos de crise, pequenas economias podem fazer grande diferença. Para ajudar nisso, a sãopaulo reuniu uma lista de 35 programas de descontos oferecidos por cartões de crédito, lojas, operadoras de telefonia, seguradoras e outras empresas para seus clientes.
São valores menores para aproveitar a cidade indo ao cinema, ao teatro e a restaurantes e abatimentos ao fazer compras, adquirir passagens, reservar hotéis e realizar reparos no carro e em casa.
A maioria destes descontos, que chegam a 70%, já está disponível para os clientes ou exige um rápido cadastro. É conferir e usar.Outra forma de economizar é aderir a programas de pontuação e de milhagens, criados para recompensar clientes fiéis. "Uso o programa de milhas no cartão e tento comprar tudo com ele", conta Daniela Justo, 28. A publicitária pagou passagens para Itacaré e hospedagem em Morro de São Paulo, ambos na Bahia, apenas com pontos.
Renata Larsson, 32, analista de comércio exterior, passou a juntar milhas por influência de seu pai, que pagou uma viagem desta forma quando era ela adolescente. "Passei a juntar pontos desde que comecei a trabalhar."
No ano passado, Renata se casou e usou programas de desconto da empresa e do cartão para comprar eletrodomésticos para sua casa. E paga meia no cinema por ter um celular Vivo. "Muita gente não sabe desses descontos. Pesquiso bastante para encontrá-los."
Os benefícios são formas das empresas atraírem mais clientes, conhecerem seus gostos e tentarem criar relações de longo prazo com eles. "O mercado está cruel e as empresas vão sofisticando seus programas para concorrer", analisa Vera Pacheco, professora de marketing na Faap.
"Dar prêmios menores para muita gente é mais efetivo do que sortear uma viagem que só dois vão aproveitar", avalia Denise von Poser, especialista em marketing de relacionamento.