Pular para o conteúdo principal

Parlamento Juvenil do Mercosul quer ouvir a nova geração sulamericana




Em outubro, a capital uruguaia Montevidéu receberá o primeiro encontro do Parlamento do Mercosul (Parlasul), que reunirá representantes dos países que compõem a entidade. Mas não são apenas os parlamentares que poderão expor ideias e defender pontos de vista. Paralelamente ao evento, acontecerá também o Parlamento Juvenil do Mercosul, composto por jovens entre 15 e 17 anos de sete nações sulamericanas. A proposta partiu dos hermanos argentinos e abrange, ainda, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile e Venezuela.

No Brasil, os órgãos responsáveis pelas inscrições,dos interessados, até a próxima sexta-feira, são as secretarias estaduais de educação. Da lista inicial, o MEC selecionará três estudantes de cada estado e do Distrito Federal, que viajarão à Brasília entre os dias 14 e 17 de setembro para a seleção final. Cada país tem direito a enviar 18 jovens ao Parlamento Juvenil do Mercosul, além de nove suplentes - uma composição semelhante a do Parlasul. O tema central do encontro é "o ensino médio que queremos".

- Os debates vão girar em torno de assuntos como inclusão educativa, participação cidadã do jovem, a sua relação com o trabalho e identidade de gênero, além da questão da evasão escolar. Essa pauta, que não precisa necessariamente ser seguida a risca, foi definida conjuntamente entre os países – explica Carlos Artexes Simões, diretor de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica do MEC.

Segundo o diretor, os critérios de escolhas regionais não são fixos, já que cada estado tem as suas peculiaridades. Contudo, ainda de acordo com Simões, a seleção de jovens das cidades de fronteira é vista como prioritária, justamente pelo fato de eles já conviverem de maneira mais próxima com um "intercâmbio cultural". Mesmo assim, as únicas exigências comuns entre os oito países participantes é a faixa etária dos jovens parlamentares e que eles sejam estudantes da rede pública.


A ideia é que, a partir das discussões realizadas no Parlamento Juvenil do Mercosul, os jovens possam compor uma carta ou documento e apresentá-la diretamente aos representantes governamentais, apontando as suas principais reflexões e reinvidicações. E o grupo não se reunirá apenas em Montevidéu, já que novos encontros acontecerão conjuntamente às reuniões do Parlasul – as datas ainda não estão definidas.

- É essencial ouvir os jovens para montar uma política de educação pública, e o Parlamento Juvenil é um mecanismo onde eles podem ter voz. Além disso, O Parlasul vai definir caminhos de intercâmbio e interação entre os países do Mercosul. Imagine a possibilidade de inserir a juventude nesse processo? É ótimo – ressalta Artexes Simões.

Embora também façam parte do Mercosul na condição de países associados, Peru e Colômbia não quiseram enviar representantes ao Parlamento Juvenil.

Postagens mais visitadas deste blog

REVALIDE - EMPRESA DE REVALIDAÇÃO NO BRASIL

Somos uma empresa especializada em REVALIDAÇÃO de diplomas de graduação e pós graduação, obtidos em Universidades estrangeiras em países como BOLÍVIA, CUBA, ARGENTINA, PARAGUAI, EQUADOR, dentre outras. Nossas áreas de atuação são os cursos de MEDICINA, MEDICINA VETERINÁRIA, PEDAGOGIA, DIREITO, QUÍMICA, BIOLOGIA, ETC. ATENÇÃO: NÃO TEMOS INTERMEDIÁRIOS OU REPRESENTANTES. APENAS OS TELEFONES E O E-MAIL QUE ESTIVEREM NO SITE É QUE SÃO VÁLIDOS. NOS COMUNIQUE IMEDITAMENTE SE ALGUÉM SE PASSAR POR NOSSO REPRESENTANTE. Existem diversas "empresas" que cuidam da sua "revalidação" no Brasil. Muito cuidado. Nem sempre estas "empresas" realizam o pretendido e você perde seu precioso tempo e dinheiro. A Revalide é constituída por uma equipe séria de profissionais competentes e legalizados para trabalhar no seu processo de revalidação, tirando suas dúvidas e acompanhando cada etapa do seu processo de revalidação do seu diploma . Saiba mais

Vagas em cursos de Medicina serão ampliadas no País

Governo quer elevar taxa de médicos  em 38% por habitante De O Globo  O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira que a meta do governo é elevar em 38% o percentual da taxa de médicos por habitante no país, aumentando de 1,8 para 2,5 por grupo de mil pessoas no país, até 2020. O programa do governo para aumentar o número de médicos formados no Brasil está sendo preparado pelos Ministérios da Educação e da Saúde, por determinação da presidente Dilma Rousseff. Conforme revelou a coluna Panorama Político, do GLOBO, o pacote para ampliar a formação de médicos no país prevê a ampliação dos atuais cursos de medicina, na rede pública e privada, e a criação de novas faculdades, até mesmo por hospitais particulares de excelência, como o Sírio-Libanês e o Albert Einstein, em São Paulo; o Moinhos de Vento, em Porto Alegre; e o Aliança, em Salvador. A ideia é ampliar vagas nos cursos de medicina das universidades federais, o que poderá ser feito j...

Revalidação de Diplomas

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida)       Foi publicada no dia 18 de março de 2011 Portaria Interministerial que institui o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida). O exame será aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em colaboração com a subcomissão de revalidação de diplomas médicos, da qual participam representantes dos ministérios da Saúde, Educação e Relações Exteriores e da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes), além do Inep . Leia Mais